Sejam bem vindos a Dornas Havana

Sejam bem vindos a Dornas Havana

Qual a melhor forma de avaliar a qualidade de uma cachaça

Qual a melhor forma de avaliar a qualidade de uma cachaça?

Para adquirir uma boa cachaça, você deve se atentar aos diferentes rótulos.

É necessário considerar que a bebida é produzida exclusivamente no Brasil com graduação alcoólica entre 38 a 48 por cento em volume a 20 graus Celsius.

Além disso, verificar se o fabricante está de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA é fundamental para garantir a qualidade da cachaça.

De acordo com a legislação brasileira, todo rótulo de cachaça deve ter os seguintes dados:

marca comercial, tipificação, nome do fabricante ou produtor, endereço do estabelecimento de industrialização ou importação, número do registro do produto no MAPA, descrição dos ingredientes, armazenamento, graduação alcoólica, volumetria, prazo de validade (em caso de destilados, este é indeterminado) e as frases requeridas pelos órgãos oficiais.

No Brasil, há mais de 3600 cachaças registradas. Para chegar à melhor opção de compra, verifique se todos esses dados estão presentes no rótulo, além de examinar o líquido para avaliar a limpeza e a tonalidade predominante (se armazenado em madeira, deve ser amarelado; se armazenado em inox ou madeiras neutras, deve ser transparente).

Não esqueça de saber quais são os diferentes tipos de cachaça.

Decifrando a cachaça, o destilado mais característico do Brasil

Sabemos que a cachaça deve satisfazer os requisitos de qualidade estabelecidos na legislação para ser comercializada.

Estes padrões se concentram na composição química da bebida.

Caso a cachaça seja armazenada em recipientes de aço inox ou madeira não tingida, ela é chamada de cachaça tradicional, prata ou clássica.

No entanto, as cachaças coloridas são obtidas por meio do armazenamento em madeiras que promovem a adição de tons diferenciados.

Além disso, o Brasil estabeleceu os tipos de cachaça envelhecida, premium e extra-premium que devem ser indicados nos rótulos.

Para que a cachaça possa ser definida como envelhecida, ela deve conter pelo menos 50% de cachaça ou aguardente de cana, armazenada em recipiente de madeira com capacidade máxima de 700 litros por no mínimo um ano.

Se estiver 100% de cachaça ou aguardente de cana, ela é classificada como premium, enquanto que para receber a qualificação extra-premium é necessário envelhecimento por ao menos 3 anos.

 

Entre em contato​

Ajudamos Você Montar Um Perfil Personalizado Especialmente Para Sua Bebida​

Se nenhuma dessas definições constar no rótulo da garrafa, a cachaça é denominada armazenada, o que significa que deve permanecer, no mínimo, 6 meses em barris de inox ou de madeira antes de ser engarrafada.

De acordo com a legislação, a data inicial a ser informada é a do registro de entrada do processo de envelhecimento.

Embora existam bebidas destiladas com anos de armazenamento, elas não podem ser classificadas conforme as categorias acima mencionadas, devido ao protocolo estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Alerta, amante da cachaça! Não devemos julgar a qualidade de uma cachaça somente pelo seu custo e, de forma similar, ela não pode ser comparada de acordo com sua classificação, visto que os seus traços variam dependendo do contexto.

Uma cachaça envelhecida pode atrair alguns paladares, mas não todos.

Se quiser descobrir como selecionar aquela que mais lhe agrada, leia atentamente nosso material abaixo.

Encontrando uma excelente cachaça

Um conhecedor de cachaça reconhece a qualidade da bebida mediante análise sensorial.

 Isso proporciona uma experiência inesquecível, que segue à identificação da melhor cachaça para compartilhar com aqueles mais próximos.

O Registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) regula as empresas do ramo e seus registros de produto e estabelecimento no Brasil, o que pode ser considerado na hora de comprar cachaça.

Além disso, é importante verificar se o líquido é límpido antes da compra, pois toda cachaça deve passar por processo de filtragem.

A qualidade também é indicada pelo “choro da cachaça”, que é perceptível ao servir o líquido e observar a forma como ele escorre pela parede do copo ou taça.

Uma boa cachaça tem certa oleosidade, e as “lágrimas” escorrem mais ou menos devagar, dependendo da graduação alcoólica da bebida.

É importante considerar o aroma da cachaça quando se trata de avaliação.

Uma boa bebida não terá um cheiro intenso de álcool, e geralmente não irá provocar ardor nasal.

O odor das cachaças clássicas será doce e frutado, e se armazenadas em madeira, pode haver aromas adicionais de amendoim ou tabaco.

Quanto à degustação, um bom modo de apreciar a cachaça é tomar uma pequena dose e deixar que ela repouse na boca por alguns segundos, para que seu sabor seja devidamente aproveitado.

 Geralmente, uma boa cachaça não desce queimando, mas sim suave, como um aveludado. Portanto, experimente a bebida com moderação para se tornar um especialista nesta água da vida.

Conclusão:

 

Agora que você já sabe como avaliar a qualidade de uma cachaça, não tem porque ter medo de experimentar novas marcas e sabores.

 Procure sempre por estabelecimentos que ofereçam a bebida com procedência garantida e faça seus testes para encontrar a cachaça perfeita para você.

Fique por dentro dos melhores conteúdos e tendências da Dornas Havana.

Tudo sobre cachaça artesanal

Tudo sobre cachaça artesanal Como escolher a melhor cachaça artesanal” A cachaça é uma bebida típica do Brasil, apreciada por muitos em todo o mundo.

Read More »

Compartilhe nas midias:

Comente o que achou:

Gostou do nosso produto?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Mauris id arcu quis enim facilisis aliquam. Donec finibus iaculis sapien, non.

Ultimas Noticias:

Scroll to Top